(por: José Rodolpho Assenço)
O Mirante do Alto da Boa Vista — ou do Cruzeiro como é conhecido pelos nativos — em Maragogi é um outeiro localizado atrás do centro da cidade, que proporciona um visual único desse município do extremo norte Alagoano.
Por diversas ocasiões em que estive em Maragogi, mesmo quando só de passagem, não deixei, uma vez sequer, de observar aquela imponente elevação com sua torre circular de aproximadamente cem metros, logo por detrás da cidade, como se desejasse sinalizar a todos, o exato local desse município.
Na última visita que fiz àquela cidade, conversando com um amigo nascido e residente lá, obtive a informação de que seria facilmente possível visitar o referido mirante, oportunidade em que me aconselhou a fazer isso, bem como a tirar, de lá, algumas boas fotos da cidade.
Fiz isso no dia seguinte. Antes mesmo de desfrutar da praia, tomei a direção norte da rodovia e segui pelo local por ele indicado. Depois de curta e árdua subida em trecho de estrada de pedra, cheguei ao Mirante Alto da Boa Vista. O nome já diz tudo. Trata-se de um lugar para se observar com atenção as curvas, as praias, a cidade logo abaixo e, especialmente, aquele mar extremamente azul, logo ao fundo. Pena que não há infraestrutura turística alguma, restando apenas a gigantesca torre, provavelmente construída pela Embratel para transmissões de telefonias, e um cruzeiro que, no exato momento de minha visita, estava sendo utilizado como poleiro por um urubu.
Sabe-se, porém, que o local tem sido palco de acirradas discussões municipais. Dizem que a prefeitura da cidade pretende transformar o local num ponto de atendimento aos turistas que visitam Maragogi. Para tanto, construiria infraestrutura necessária, incluído um bom restaurante. Esse projeto, no entanto, tem sido combatido por diversas lideranças e setores municipais. Enquanto isso tudo aquilo continua deserto e com difícil acesso aos viajantes.
Permaneci alguns minutos a mais naquele bonito local, fazendo o registro do maior número possível de imagens de todas as praias e do mar.