(por: José Rodolpho Assenço)
No período de estiagem é possível desfrutar de uma beleza interiorana, a Praia do Rio Manoel Alves no Estado do Tocantins. Localizado no sudeste do Estado, e afluente do rio Tocantins, o Manoel Alves, ou Manoel Alves pequeno, corta desde a divisa com Goiás até sua foz no principal rio do Estado.
O referido rio, banha diversas cidades e atravessa o Estado em uma diagonal até sua foz. Próximo a Natividade e Porto Nacional, tivemos a grata oportunidade de desfrutar de suas águas cristalinas.
Isso aconteceu no inicio de julho quando em visita a Natividade, no intuito de conhecer e descobrir mais sobre a historia de Goiás e da antiga Comarca do Norte da província de mesmo nome. A época uma divisão embrionária do que um dia viria a ser esse imenso e ainda pouco habitado estado.
Logo cedo, eu e o fotografo Cleber Medeiros partimos rumo sudoeste de Natividade pela TO 280 que mais adiante alcança a Belém-Brasília, a pouco mais de quinze quilômetros, próximo a uma grande ponte descemos em estrada de terra que liga a um descampado, já próximo ao rio, após estacionar e pegar os equipamentos necessários e seguimos em um breve barranco de onde, já avistávamos o rio a nossa frente, espraiado e empedrado observando-se naquele momento algumas lagoas e pequenas praias.
Chegando ao local tivemos a surpresa de encontrar uma grande barraca de praia, que é montada sazonalmente nesse período para atender aos banhistas. Pude verificar que o cardápio era variado tanto no tocante a tira gostos e bebidas.
O calor era intenso, porem, no período em que estivemos nesse singelo paraíso, não observamos nenhuma infestação ou ataque de mosquitos de qualquer natureza, rapidamente nos protegemos com protetor solar, e não usamos repelentes.
Provavelmente devido ao calor nossas companheiras começaram a passar mal por pressão baixa, ou simplesmente pelo incomodo que a temperatura causava.
Com a ponte ao fundo e com algumas pedras e praias seqüenciadas o Rio Manoel Alves nesse trecho destaca-se pelas águas cristalinas, algumas crianças brincavam em seu leito, ou dentro da água. Porem todos os afluentes bem como o Tocantins, são habitados pelas terríveis arraias da qual sua ferroada provoca dores insuportáveis e dependendo da idade e condições físicas, podem levar até a morte.
A Arraia ataca em sua própria defesa, pois, quando pisada por descuido, lança o ferrão impulsionado pela sua calda no intuito de se livrar de quem a prende. Sendo assim busquei uma vara e orientei a todos que fizéssemos uma varredura em determinada área e assim, aproveitar de maneira despreocupada de nosso refrescante banho de rio.
Utilizamos também da barraca de praia que nos atendeu prontamente.