Povoado de São Bento

(por: José Rodolpho Assenço)

                        O Povoado de São Bento situado há aproximadamente sete quilômetros ao sul de Maragogi, saindo para Japaratinga no sentido de Maceió, lugar que passa normalmente desapercebido dos viajantes não avisados,  guarda grande beleza e simplicidade com ar bucólico e tranqüilo.

SAM_0362  IMG_5917                     

                                O Povoado do município de Maragogi possui essas características, acrescida das facilidades inerentes de quem esta, próximo da cidade.  É o local ideal para quem quer fugir do transito, movimento e badalação, sem perder a oportunidade de quando tiver vontade ir até Maragogi para almoçar, jantar ou passear.

                                 Historias diferentes são contadas sobre a sua origem, alguns afirmam que teria surgido quando um fazendeiro chegou com sua família a região, fugindo de uma epidemia da qual estava enfermo.  Este porem fez uma promessa a São Bento e quando se recuperou cumpriu-a construindo uma igreja em homenagem ao Santo.

                        Efetivamente porem, a região começou a ser habitada na região onde hoje é Barra Grande, com a denominação de Gamela da Barra, ao norte de Maragogi. Em seguida a próxima localidade teria sido São Bento, com a denominação de São Bento do Porto Calvo, em referencia a freguesia da qual era sede.

                        Por volta de 1875 o povoado foi transferido para então hoje Maragogi, restando São Bento esquecido no tempo como uma vila de pescadores e mariscadores.  Resiste ainda no local como registro dessa época o mosteiro de mesmo nome, de relevância histórica e que esta parcialmente em ruínas e se deteriorando pelo descaso das autoridades.

IMG_5929 IMG_5920

                        Suas belezas bucólicas estão ligadas diretamente ao litoral, bem espraiado. Local ideal para relaxar e para a diversão de crianças.

IMG_5923 IMG_5937

                        São Bento conta em sua orla com uma barraca de praia “Império dos Camarões”, local aconchegante embora rústico, onde se saboreia alguns pratos sempre com peixes e camarões.  Possui um restaurante famoso pelos seus pratos de frutos do mar. Ainda destaca-se a farmácia do Senhor Manoel e uma venda que se pode comprar de quase tudo, com um nome bem interessante o “Mini Carrefur”.

SAM_0305 SAM_0308

                        Caso não queira se hospedar em alguma das poucas pousadas ou casas de São Bento, estando em Maragogi, não deixe de passar um dia nessa praia.

Deixe uma resposta