(por: José Rodolpho Assenço)
A Costa Verde ou Costa dos Corais — como conhecemos o litoral que segue ao norte de Maceió até Recife — é um lugar de beleza ímpar, tendo na cor verde clara de seu mar o grande diferencial. De águas quentes e calmas em sua maioria, protegida pela imensa barreira de coral que segue ao largo em suas praias, guarda lugares especiais. Em cada parada um atrativo e um belo registro fotográfico.
Sonho Verde é um passeio que pode ser feito em poucas horas, pois, saindo de Maceió pelo litoral norte, passando pelo centro de Paripueira — cidade turística com diversos atrativos — chegamos imediatamente a uma entrada modesta de terra com placa indicando “Sonho Verde”.
Trata-se de uma praia típica como muitas existentes na região nas proximidades da capital Alagoana, com mar verde, areias brancas e palmeiras completando o belo cenário.
A praia é destino apenas de alguns frequentadores locais ou dos condomínios vizinhos, uma vez que o acesso somente é feito de carro, e não recebe excursões de turismo, mesmo estando a apenas 40 quilômetros de Maceió. No local, há algumas poucas choupanas que oferecem bebidas, peixe e camarão como tira gosto.
A sua aparência, porém, se transforma quando da baixa do mar, ocasião em que a praia de Sonho Verde deixa aparecer uma grande barreira de coral de cores diversas que passam de um vermelho telha ao amarelo, devido a incidência de luz solar na água baixa. Nessas barreiras, é plenamente possível encontrar algumas piscinas naturais que proporcionam a oportunidade de se tomar banho junto a diversos peixes coloridos que nela ficam presas.
Embora sem exploração turística, Sonho Verde é de facílimo acesso e representa uma boa oportunidade de fugir um pouco da badalação de Maceió, buscando momentos agradáveis em um local onde a natureza é bem preservada.
No retorno desse passeio, recomendo uma visita à vila de Floriano Peixoto. Cidadezinha histórica que surgiu a partir de meados do século dezoito, durante a invasão Holandesa. Esse local virou ponto de observação em decorrência da vista panorâmica que se tem da região. Floriano Peixoto fica no Distrito de Ipióca, já no município de Maceió, sendo seu acesso por uma ladeira que parte da rodovia costeira.
Um pequeno largo e a Igreja de Nossa Senhora do “Ó” marcam o centro desse lugarejo, que entrou para história do país com o nascimento de Floriano Peixoto, o segundo presidente da Republica.
Algumas casas do século dezoito e dezenove registram sua longa existência, porém, o local de nascimento do Marechal Floriano não existe mais. Em seu lugar, há um pequeno obelisco — que marca o acontecimento — além de uma belíssima vista panorâmica.
Para incrementar ainda mais o passeio, recomendo não descer de Floriano Peixoto sem antes almoçar ou jantar, como preferir, no Villa Chamusca, um belo restaurante de vista única para o mar verde, que oferece, além da paisagem e da boa gastronomia, som ambiente de altíssimo nível e apresentações musicais de jazz e bossa nova.