Projeto Fotostrada, um ano relatando viagens, lendas e história do Brasil. Parece pouco, mas conseguimos reunir, nesse lapso de tempo, quase sessenta histórias sobre vultos importantes, locais de destaques e viagens instigantes — muitas realizadas nesse período, outras que já estavam guardadas em nosso arquivo pessoal, digo nosso porque conto com a participação do fotógrafo Cleber Medeiros e de Geraldo Ananias Pinheiro.
O interior do Brasil guarda belezas e histórias únicas que, quando desvendadas ou pesquisadas, viram matérias, algumas inéditas e que mechem com os nossos sentimentos e nossa forma de olhar o país.
Retratamos cidades interessantes, como Paracatu, Natividade, São José do Ribamar,
Marechal Deodoro e algumas cuja história vem caindo no esquecimento pela falta de trabalhos específicos, pesquisas, ou até mesmo pelo desinteresse de nossos governantes, como Traíras e Conceição do Tocantins. Belas e lindas praias desertas e cidades do litoral brasileiro também foram retratadas nesse compêndio.
Iniciamos nossos relatos pela pequenina Abadiânia Velha, lugar desconhecido por muitos; passamos pelo extremo sul do Ceará, retratando a Chapada do Araripe e, em seguida, mergulhamos nas impressionantes baías do Rio Cuiabá e pela represa do Rio Manso; desvendamos segredos de Dona Romana de Natividade Tocantins e seguimos para as praias ao norte de Maceió. Daí, pulamos para o litoral do Piauí e, em seguida, fomos ver o por do sol no Arraial do Cabo.
Prosseguimos retratando a região de Maragogi e, na sequência, o litoral do Maranhão com suas interessantes praias.
Passo seguinte uma visita ao Deserto do Jalapão e, na volta, pousamos na capital do Tocantins.
Novas praias foram ainda retratadas, tanto na Paraíba — com destaque para a fortaleza de cabedelo, como também no Rio Grande do Norte. Continuamos com a ênfase histórica e seguimos até Marechal Deodoro, passando pelas Fortalezas de Santo Inácio de Loyola e São Mateus.
Ressalte-se também que fatos históricos específicos e pessoas relevantes estão presentes também nas matérias de Teotônio Segurado, Calabar e nas Igrejas de Paracatu.
Não medimos esforços para registrar nesse período as belezas naturais e um pouco do ecoturismo de nosso imenso e belo país, terra de pessoas de sorriso largo e de bom coração.
É o nosso Brasil brasileiro nas páginas do tempo.