(por: José Rodolpho Assenço)

                   Brasília de Minas é uma cidade situada ao norte do estado, acima de Montes Claros, no caminho de Januária. Tem sua história ligada ao nome da capital do país.

praça da matriz em brasília de minas

praça da matriz em brasília de minas

                   Uma história interessante da qual não existe divulgação alguma, por qual motivo seria?  Talvez por não se querer ligar a pequena e bela Brasília de Minas à capital, ou simplesmente para sustentar a ideia de que ela seria uma invenção ou criação de Juscelino Kubitschek e Oscar Niemeyer.

brasília de minas

brasília de minas

                   Não desfazendo de nossa bela capital, da qual amamos e moramos, tampouco das habilidosas criações do arquiteto Oscar Niemeyer e de toda a odisseia de interiorizar a capital do país que promoveu um imenso desenvolvimento ao Brasil, senti-me interessado em conhecer um pouco essa história, adormecida nesse município mineiro.

                    Isso aconteceu quando de minhas recentes andanças pelo norte de Minas, dessa feita, acompanhado de Nayara, quando rumávamos a caminho de Montes Claros.

                Tinha certo conhecimento desse caso, mas por não haver estudado esses detalhes, fiquei imensamente curioso de entrar na pequena cidade, quando por lá passávamos.

                   A história de Brasília de Minas começa quando das antigas povoações do norte de minas na região que compunha o médio São Francisco em um desdobramento da freguesia de Morrinhos.

                   Essa pequena povoação necessitava de uma paróquia em homenagem a Santa’Ana. Houve, porém, inúmeras desavenças sobre qual localidade ela seria construída.

                   Essas desavenças, teriam dado o nome a esse arraial de Sant’Ana de Contendas, o que permaneceu por muitos anos.

                   Em 1890, todavia, o Arraial de Contendas foi elevado à condição de vila e, em seguida, seu nome teria sido substituído para Vila Brasília no primeiro ano do século passado, e, posteriormente, substituído por Brasília, quando da não mais utilização da condição de Vila, época da denominação de uma cidade pequena.

                   Teria, em 1956, a cidade cedido o nome de Brasília para a capital federal, época de um acordo político entre Juscelino Kubitschek e o prefeito da cidade, acordo esse em que o nome da antiga Contendas passaria a ser Brasília de Minas e ainda, para tanto, ganharia a cidade uma rodovia que ligaria as duas Brasílias, com a denominação de Estrada da Integração, o que não veio a acontecer.

casa em brasília de minas

casa em brasília de minas

                   A bem da verdade, o fato é que existem diversos cidadãos Brasilminenses de mais idade detendo, em suas documentações, a condição de Brasiliense.

                   Em nossa estada na cidade, buscamos uma grande avenida comercial que nos levaria até o centro da cidade em um outeiro local onde se encontra a bela Igreja Matriz de Sant’Ana.

matriz de santana

matriz de santana

                   Essa Igreja não é mais a da antiga Contendas, mas se trata de uma bela obra, uma Igreja de proporções médias com uma arquitetura bem interessante.

praça e avenida em brasília de minas

praça e avenida em brasília de minas

                   Logo que chegamos, estacionamos o caro e buscamos algumas fotos do começo da avenida que segue para a parte comercial da cidade, bem como de algumas casas interessantes.

casas em brasília de minas

casas em brasília de minas

                   Seguimos fotografando a praça de frente da Matriz e os casarões que a cercam.

casas brasília de minas

casas brasília de minas

                   Por fim, dediquemo-nos em clicar a Matriz de Sant’Ana por diversos ângulos.

matriz em brasília de minas

matriz em brasília de minas

                   Depois, seguimos nossa viagem ao próximo destino.