(por: José Rodolpho Assenço)

A Ponte da Integração ou Ponte Fernando Henrique Cardoso cruza o imenso lago de Palmas, capital do Tocantins, e é uma importante atração turística da jovem capital.

Construída em uma sequência de pontes e aterros – uma ponte maior e elevada, que possui um quilômetro de extensão, e duas menores com cem metros cada; e quatro aterros —, essa imponente obra, de oito quilômetros de extensão, pode ser avistada a longas distâncias.

vão central da ponte fernando henrique cardoso

vão central da ponte fernando henrique cardoso

Constitui essa obra o sistema “causeway”, muito utilizado em outros países e sendo essa a segunda maior do Brasil.

A Ponte faz a travessia sobre o Rio Tocantins, ligando o Paraíso do Tocantins e a BR 153 a Palmas, tendo ao seu lado oposto a capital, o simpático distrito de Luzimangues, com população superior a 2.500 habitantes, sem contar com diversos novos loteamentos pertencentes ao município de Porto Nacional.

Luzimangues conta com uma simpática praia logo próxima à ponte, com quiosques e um longo deck e uma extensa área de laser, tudo proporcionando aos visitantes uma bela visão, tanto da ponte FHC como da capital e de alguns espigões.

cais em luzimangues

cais em luzimangues

O lago possui dimensões gigantescas, com 180 quilômetros de extensão; inúmeras praias de ambos os lados, duas ilhas que também compõem o conjunto de praias, em especial a de Ilha Canela, para onde existem passeios partindo de Palmas.

lago de palmas

lago de palmas

Possui ainda, aproximadamente nove quilômetros de largura, perfazendo uma área total de 630 quilômetros quadrados, construído com a formação da Usina Hidroelétrica de Lajeado

No lado oposto a Luzimangues, ainda na capital, existe um pequeno porto e a orla da Praia da Graciosa com infraestrutura de bares e restaurantes.  Uma grande cais em pedra compõe o conjunto com diversos flutuantes que realizam passeio no lago.

Em nossa estada em Palmas, visitamos a ponte e paramos para observar ambas as orlas. Contamos, nesse relaxante passeio, com a presença do professor Flavio Thiessen, coordenador esportivo, que acompanhava uma competição na cidade.

ponte fernando henrique cardoso

ponte fernando henrique cardoso

Primeiro atravessamos toda a ponte e seguimos para a orla de Luzimangues, onde, entrando por um pequeno condomínio logo próximo à ponte, chegamos a um grande quiosque-bar, que estava sendo reformado, percebemos que ao seu redor uma grande obra de estrutura, gramados e jardins estavam finalizando.

Seguimos em direção a um amplo cais com deck, todo em madeira que adentrava ao lago. No entanto, não observamos, nessa ocasião, nenhuma embarcação atracada ou a caminho desse ponto.

luzimangues e a ponte fhc

luzimangues e a ponte fhc

É importante ressaltar as enormes possibilidades de navegação de lazer e comercial que este grande lago pode proporcionar, pois atravessa diversos municípios e rodovias.  Existe, inclusive, um projeto de transporte multimodal ligando a ferrovia norte-sul, utilizando-se desse lago no complemento ao transporte para a capital.

Ainda no deck, observamos alguns banhistas que se aproveitavam da beleza do local para relaxar e fugir do calor implacável do Tocantins.

Paramos para realizar algumas fotos da ponte, do grande lago, e de Palmas, e ficamos impressionados com silhueta dos prédios, indicando a grande largura percorrida.

praia de luzimangues

praia de luzimangues

Após as fotos, retornamos ao lado da capital e tão logo estacionamos o carro, iniciamos uma sequência de fotos da praia da Graciosa, do cais das embarcações.  Algumas fotos da praia com alguns prédios ainda em construção.

orla da graciosa

orla da graciosa

Nesse lado do lago, pode se ver próximo a Palmas, na ponte FHC, uma de suas vazantes de cem metros intercalados ao aterro.

vazante da ponte em palmas

vazante da ponte em palmas

Passamos por alguns restaurantes da orla da Graciosa, de onde se pode desfrutar da culinária composta de pescados, além da regional, da qual não tivemos a oportunidade de desfrutar, tendo em vista que havíamos almoçado fazia pouco tempo.

Finalizamos, na sequência, nossas fotos e passeio, pois uma nuvem grandiosa anunciava chuva para os instantes seguintes.