(por: José Rodolpho Assenço)

                   A Cruz da Menina é um parque religioso edificado na cidade de Patos, na Paraíba, que traz uma história deprimente. Construída às margens da rodovia que liga a referida cidade a Souza e Pombal, abriga uma antiga capela, sala de orações e de oferendas, anfiteatro e, por fim, a cruz da menina.

cruz da menina

cruz da menina

                   Em minha viagem aos festejos de São João nessa cidade, que é a capital do Sertão, tive a oportunidade de visitar esse complexo, que recebe grande número de romeiros e visitantes vindos de diversas partes do estado e de todo o Brasil em busca de curas.

                   Nessa empreitada, contei com a participação de meus anfitriões e amigos, Normando e sua filha Tatiana. Eles prontamente me levaram ao referido local e me relataram o acontecido com a menina Francisca, mostrando-me o local onde o corpo dela fora encontrado.  Estacionamos o carro e passamos por um pórtico que dá acesso ao local, que é completamente cercado com alambrado.

parque religioso cruz da menina

parque religioso cruz da menina

                   No inicio do século XX, transferiram-se para Patos um casal campinense Absalão Emerenciano — então funcionário da companhia de iluminação que provia luz à cidade — e Domília Emerenciano de Araújo com uma criança, filha de retirantes que teria sido a eles doada após uma avassaladora seca no sertão.

                   Era, segundo a história, Absalão um homem tido como bom, ao contrário de sua esposa que, além de gênio difícil, era também, por vezes, muito agressiva, espancava constantemente a pequena Francisca e dela exigia serviços além de sua capacidade de trabalho.

                   Em uma noite de outubro de 1923, teria Domília saído de casa determinando a Francisca que lavasse todas as louças, arrumasse a cozinha e depois fosse dormir.  Porém, a criança se ateve após as tarefas em ver as crianças brincarem e teria adormecido fora de casa.

                   Por isso, Domília, ao retornar a sua casa, espancou-a incessantemente e, utilizando um pedaço de madeira, teria quebrado um dos braços da criança e fraturando o crânio, o que provocou a morte da pequena.

                   Absalão, por sua vez, ao tomar conhecimento do caso, para se livrar-se do corpo da jovem, levou-o a um local fora da cidade, o sítio Trapiá e teria o jogado sobre algumas pedras, tendo, ainda, colocando terra por cima do cadáver.

local onde encontraram a menina francisca

local onde encontraram a menina francisca

                   Descoberto o corpo por um agricultor, o caso foi levado para o então delegado da cidade e, em pouco tempo, os boatos sobre o assassinato da menina já circulavam pela cidade e todos, a essa altura, sabiam da autoria.  O Agricultor, diante do que havia descoberto, teria ficado tão chocado que ergueu uma grande cruz no local onde havia achado os restos mortais de Francisca.

cruz da menina em patos paraíba

cruz da menina em patos paraíba

                   Os responsáveis, por sua vez, não chegaram a ser presos, pois ficaram sendo protegidos por algumas autoridades, mas, devido à gravidade do fato, tiveram que se mudar da cidade.

                   O local passou a ser visitado por todos, ao longo dos anos, para orações e pedidos.  Em determinado ano, uma nova grande seca assolou o sertão.  O Agricultor José Justino fez um pedido para que encontrasse água para salvar seu rebanho, rogando a Deus, por intermédio da menina. Para sua surpresa, encontrou muita água num poço que cavou bem próximo ao local onde a garotinha fora enterrada.

cruz da menina patos pb

cruz da menina patos pb

                   Diante do acontecido, José Justino decidiu construir, em 1929, uma bela capela, que hoje se encontro no centro da parte coberta do parque, em memória da menina Francisca.

capela da menina francisca

capela da menina francisca

                   Em nossa visita, pude ver a bela capela que, embora singela, é extremamente simpática e está protegida por toda essa cobertura em estrutura metálica.

altar cruz da menina

altar cruz da menina

                   Ao fundo dela, uma Imagem de Nossa Senhora, que se encontra isolada próxima às cruzes. 

nossa senhora

nossa senhora

                   Passamos por uma ala destinada a orações. E outra, do lado inverso, onde se destinada a pedidos e vendas de imagens e utensílios. Nesse local, comprei um cordel que conta, em versos, toda a história da tragédia da menina Francisca.

                   Visitamos, por fim, as pedras e o local onde Francisca teria sido encontrada pelo agricultor.

jardim do parque religioso patos PB

jardim do parque religioso patos PB

                   Por fim, segui fotografando as cruzes e todo jardim a sua volta.