(por: José Rodolpho Assenço)

                        Bom Retiro é uma simpática cidade da serra catarinense. Tive a oportunidade de visitá-la nesse inverno e defrontar-me com suas belezas e com uma envolvente história de família.

bom retiro

bom retiro

 

                        Em minha viagem a serra, passeando, conhecendo e fotografando diversas cidades, tinha em mente duas possibilidades: a primeira, que me parecia mais interessante, seria partir de São Joaquim, descer a Serra do Rio do Rastro — famosa por infindáveis curvas e rara beleza;  e a segunda seria seguir diretamente rumo ao litoral e descer a BR-282, passando por Bom Retiro, conhecendo, assim,  a cidade em que meu avô materno foi Prefeito no século passado, na década de 30.

                        Hospedado em Lages, em determinada noite, após ter deixado os meninos (meu filho e o filho de minha companheira) dormindo no hotel, achei por bem ir até a um restaurante próximo para comprar alguns gêneros.   Nesse local, encontrei um senhor de nome Gilberto, que me disse ser lenhador, mas que, na verdade, trabalha com derrubada de pinheiro americano para atender à indústria de celulose. Ele me informou que seu carro havia quebrado em Lages e que aguardava a carona para casa, em Bom Retiro.

                        Convidei-o para tomar uma cerveja. Tinha intenção de dele obter mais informações sobre a sua cidade. E assim ocorreu. Na conversa, me contou ser primo primeiro do atual Prefeito. Foi a deixa para que eu lhe informasse ter sido meu avô  Prefeito de Bom Retiro.

                        Nesse contexto, disse-me o senhor Gilberto que eu não poderia então deixar de visitar Bom Retiro, pois, no acesso à Prefeitura dessa cidade, havia um hall com o registro fotográfico de todos os Prefeitos desde sua emancipação.

prefeitura de bom retiro

prefeitura de bom retiro

 

                        Diante dessas informações e imbuído da curiosidade de encontrar uma foto de meu avô na Prefeitura, decidi que a viagem inicialmente planejada a Serra do Rio do Rastro ficaria para outra oportunidade.

                        Chegado o dia de descer a serra, comentei ainda com meu filho: “Na volta, vamos entrar em Bom Retiro, que é para você conhecer um pouco da história de seu bisavô.

                        A história de Bom Retiro está ligada à construção de uma estrada que ligaria Lages a São José (vizinha a Florianópolis) no ano de 1787, onde ficou incumbido o Alferes Antonio Marques Arzão para tal feito, e que foi concluída em 1790. Porém, durante esses anos de obra, descobriu também o Alferes essa região, a qual lhe teria dado o nome de campos do Bom Retiro, e cujas terras foram por ele requerida ao Governo Provincial.

                        De suas terras, há uma localidade chamada Guarda Velha, onde ele construiu também uma outra estrada em pedras cujos vestígios existem até hoje.

                        Bom Retiro foi elevada à condição de Município em 1922 pelo então Governador Hercílio Pedro da Luz.

jardim_em_bom_retiro

jardim_em_bom_retiro

 

                        Após essa rápida abordagem histórica, volto a minha até então nova missão de mostrar algo sobre o bisavô a meu filho.  E assim que entramos na cidade, estacionei o carro em uma simpática e ampla praça, onde descemos e onde pude tirar algumas fotos.  O tempo era curto, pois não queria atrasar nossa viagem ao litoral.

praça_de_bom_retiro

praça_de_bom_retiro

 

                        Seguimos por algumas ruas  paramos para novas fotos na Igreja Matriz de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, que foi inaugurada em 1946.  

rua_da_igreja_de_bom_retiro

rua_da_igreja_de_bom_retiro

 

Da Igreja e de uma pequena praça a sua frente, é possível avistar boa parte da cidade.

igreja_de_nossa_senhora_do_perpetuo_socorro

igreja_de_nossa_senhora_do_perpetuo_socorro

 

                        Por fim, parti para minha missão especial: visitar a Prefeitura e quem sabe, mostrar a meu filho dados sobre seu bisavô.

jardim_da_igreja_de_bom_retiro

jardim_da_igreja_de_bom_retiro

 

                        Logo que chegamos, tomamos um café rapidamente na padaria, momento em que aproveitei para fotografar também a Avenida e parte da cidade, bem como a singela fachada da citada casa.

vista_de_bom_retiro

vista_de_bom_retiro

 

                        Assim que entramos na prefeitura, deparamo-nos com as imagens em uma escadaria era a galeria dos ex-Prefeitos de Bom Retiro Confesso que, inicialmente, não conseguia encontrar a foto do Vô Alfredo, até que fui alertado por um dos meninos que havia um “Montenegro”, nome de nossa família, logo à frente.

galeria_dos_ex_prefeitos_de_bom_retiro

galeria_dos_ex_prefeitos_de_bom_retiro

 

                        Localizado nosso ex-Prefeito, tive uma sensação de satisfação tão grande por ter realizado esse pequeno feito que, de impulso, tirei o quadro da galeria, desprendendo-o da parede,  e o entreguei a meu filho para que posasse para algumas fotos com seu bisavô.

josé_alfredo_montenegro

josé_alfredo_montenegro

 

                        Finalizada a missão voltamos a nossa rota sentido ao litoral.