(por: José Rodolpho Assenço)

                       O Recanto de Beraca, localizado no Vale de Beraca, próximo a um belo córrego, na região conhecida como Capão da Erva, a cerca de trinta quilômetros do centro de Brasília, é um lugar que surpreende pela infraestrutura e pelos mais de cem mil metros quadrados de área de deslumbrante paisagem do cerrado e de matas ciliares.

recanto_de_beraca

recanto_de_beraca

 

                        Por algum tempo, venho recebendo convite de um dileto amigo e parceiro, diretor de uma grande empresa de comunicação, para conhecer seu empreendimento. Por vezes, escutei-o falando de sua proposta de criar um espaço diferenciado para festas diversas, como casamento, formaturas, aniversários, encontros de igreja, confraternização, eventos universitários, entre outros, além de um projeto anexo destinado à recuperação de pessoas com dependência química.

                        Sabia que o Recanto de Beraca conta com espaços diferenciados e variadas atrações, tais como caminhadas, piscinas, esportes e gastronomia.

varanda_da_casa_principal

varanda_da_casa_principal

 

                        Após incessantes convites por parte de meu amigo, decidi, em um belo domingo, acordar meus filhos cedo. Juntamente com alguns sobrinhos de Ana Paula, e seguimos em dois carros para essa domingueira salutar.

                        Logo que chegamos e fomos recebidos por nosso amigo, instalamo-nos, provisoriamente, na grande área do refeitório para conversar, enquanto aguardávamos um almoço especial.

refeitorio_do_recanto_de_beraca

refeitorio_do_recanto_de_beraca

 

                        Antes da refeição, porém, fizemos uma pequena caminhada, oportunidade em que conhecemos a casa principal, alguns alojamentos que estão prontos para receber eventos de igreja e de colégios. Seguimos, ainda, por uma mata para conhecer algumas obras e projetos futuros, onde o anfitrião pretende instalar a futura sede de atendimento aos pacientes em recuperação.

alojamento

alojamento

 

                        Logo retornamos para a sede e nos deliciamos com uma moqueca de tilápia, cuja produção advém de tanques e criadouros próprios.  Ele nos mostrou um belo par de peixes da espécie.

                        O Recanto, por ser uma área de atendimento à Igreja e colégios, não existe no ambiente bebidas alcoólicas nem cigarros.

entrada_do_recanto_de_beraca

entrada_do_recanto_de_beraca

 

                        Após o almoço, colocamos a criançada na piscina e iniciamos nova caminhada por toda a área.

futuro_centro_de_reuniões

futuro_centro_de_reuniões

 

 

Conhecemos outros alojamentos, viveiros com diversas aves, como pavão, perus, galinhas, gansos, marrecos.  Logo à frente, o curral com cavalos e criação de ovelhas.

                        Passamos por alguns tanques de criação de tilápia, no momento em que esses peixes eram alimentados com ração.

tanque_de_tilápias

tanque_de_tilápias

 

                        Visitamos algumas casas de hóspedes, bem como a bela Igreja do Recanto de Beraca, que possui capacidade para quarenta e cinco pessoas sentadas e é o local destinado à realização de casamentos, aniversários e diversos outros eventos.  

igreja_do_recanto

igreja_do_recanto

 

Esse área, aliás, de simplicidade e beleza, foi  construída para ser uma igreja ecumênica que atendesse a todas as religiões cristãs.

detalhes_interno_da_igreja_de_beraca

detalhes_interno_da_igreja_de_beraca

                        Prosseguimos e, logo próximo à entrada principal do recanto, vimos diversos outros tanques criatórios de tilápias. Depois deles, chegamos a um pequeno mirante e a uma capela construída com restos de madeiras e troncos.

capela_no_recanto_de_beraca

capela_no_recanto_de_beraca

 

                        Paramos nesse local, onde aproveitamos para uma rápida meditação, seguida de agradecimento ao amigo que tão bem nos acolheu, proporcionando-nos um agradabilíssimo domingo.