(por: José Rodolpho Assenço)

                        A Casa dos Carranqueiros é um espaço-oficina mantido pela Associação dos Carranqueiros de Pirapora, Minas Gerais. Construída pela Prefeitura na década de 80, com o intuito de difundir, incrementar a comercialização, e manter viva a cultura ribeirinha do alto e médio São Francisco.

carrancas

carrancas

                        Dizem que a Carranca, aquela figura horrenda colocada na proa das embarcações, dos vapores e barcos que navegam no Velho Chico, tem por finalidade, atrair o Caboclo D’agua, que seria um espírito protetor das próprias águas do rio e que espantaria os maus espíritos. Acredita-se, dessa forma, que a embarcação — com carranca — estaria protegida contra acidentes. Trata-se de uma figura análoga as Gárgulas de Castelos medievais.

carrancas_envernizadas

carrancas_envernizadas

                        Comentam os barqueiros que não se poderia navegar pelo São Francisco, principalmente à noite, sem a proteção de uma Carranca bastante assustadora. Quanto mais assustadora melhor. Umas têm línguas e olhos enormes e esbugalhados; dentes afiados e orelhas pontudas, tudo para persuadir os espíritos do mal e proteger as embarcações e os tripulantes.

tipos_de_carrancas

tipos_de_carrancas

                        Visitei a Casa dos Carranqueiros acompanhado de meus filhos, para conhecer o trabalho de alguns artesões locais. Encontramos diversos mestres, todos engajados na confecção desses monstrengos.

galpao_na_casa_dos_carranqueiros

galpao_na_casa_dos_carranqueiros

                        O local é amplo, tem cavacos de madeira para todo lado, uma verdadeira montanha de cacos de madeira colocados logo à frente. Sentada ao fundo, conheci dona Luzia, que trabalhava naquele momento na confecção de uma Santa. Mais ao centro, estava o Sr. Antonio, envernizando um desses monstrinhos. Fomos recebidos, no entanto, pelo filho do Mestre Sabino, que nos apresentou seu trabalho e também o de seu pai, de quem comprei um exemplar.

carranqueiro

carranqueiro

                        Sabino apresentou o depósito onde, além das Carrancas, havia algumas figuras de Nossa Senhora, e diversas de São Francisco, tudo de autoria dele. Confesso que, não resistindo à tentação, comprei o referido santo.

figuras_de_sao_francisco

figuras_de_sao_francisco

                        Carrancas são fabricadas, em sua grande maioria, em pau de pique, outras, envernizadas em madeira de lei, possuem tamanhos variados.

carrancas_menores

carrancas_menores

 

Algumas pintadas em cores fortes e outras somente na madeira. O galpão encontrava-se repleto delas e, compondo esse mostruário, estavam ainda réplicas do Vapor Benjamim Guimarães e algumas corujas.

carrancas_diferentes

carrancas_diferentes

                        Os artesãos contaram-nos sobre sua arte e sobre essa cultura barranqueira, demonstrando todo o orgulho da profissão que escolheram; comentaram, com temor, algo sobre as grandes secas que o rio São Francisco vem sofrendo nos últimos anos.

carrancas

carrancas

                        Meus jovens filhos gostaram bastante da visita que fizemos a esse recinto e todos ganhamos uma pequena carranca de lembrança.