Projeto Fotostrada, um ano relatando viagens, lendas e história do Brasil. Parece pouco, mas conseguimos reunir, nesse lapso de tempo, quase sessenta histórias sobre vultos importantes, locais de destaques e viagens instigantes — muitas realizadas nesse período, outras que já estavam guardadas em nosso arquivo pessoal, digo nosso porque conto com a participação do fotógrafo Cleber Medeiros e de Geraldo Ananias Pinheiro.

                         O interior do Brasil guarda belezas e histórias únicas que, quando desvendadas ou pesquisadas, viram matérias, algumas inéditas e que mechem com os nossos sentimentos e nossa forma de olhar o país.

cachoeira_do_ascânio

cachoeira_do_ascânio

                         Retratamos cidades interessantes, como Paracatu, Natividade, São José do Ribamar,

igreja_de_santo_antonio igreja_do_rosario_em_natividade

Marechal Deodoro e algumas cuja história vem caindo no esquecimento pela falta de trabalhos específicos, pesquisas, ou até mesmo pelo desinteresse de nossos governantes, como Traíras e Conceição do Tocantins. Belas e lindas praias desertas e cidades do litoral brasileiro também foram retratadas nesse compêndio.

trairas igreja_de_nossa_senhora_da_conceiçao

                         Iniciamos nossos relatos pela pequenina Abadiânia Velha, lugar desconhecido por muitos; passamos pelo extremo sul do Ceará, retratando a Chapada do Araripe e, em seguida, mergulhamos nas impressionantes baías do Rio Cuiabá e pela represa do Rio Manso; desvendamos segredos de Dona Romana de Natividade Tocantins e seguimos para as praias ao norte de Maceió. Daí, pulamos para o litoral do Piauí e, em seguida, fomos ver o por do sol no Arraial do Cabo.

arraial_do_cabo

arraial_do_cabo

                         Prosseguimos retratando a região de Maragogi e, na sequência, o litoral do Maranhão com suas interessantes praias.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA coral_em_peroba

Passo seguinte uma visita ao Deserto do Jalapão e, na volta, pousamos na capital do Tocantins.

palacio_em_palmas

palacio_em_palmas

                         Novas praias foram ainda retratadas, tanto na Paraíba — com destaque para a fortaleza de cabedelo, como também no Rio Grande do Norte. Continuamos com a ênfase histórica e seguimos até Marechal Deodoro, passando pelas Fortalezas de Santo Inácio de Loyola e São Mateus.

igreja_e_convento_de_santa_madalena

igreja_e_convento_de_santa_madalena

                         Ressalte-se também que fatos históricos específicos e pessoas relevantes estão presentes também nas matérias de Teotônio Segurado, Calabar e nas Igrejas de Paracatu.

calabar nossa_senhora_da_apresentaçao

                         Não medimos esforços para registrar nesse período as belezas naturais e um pouco do ecoturismo de nosso imenso e belo país, terra de pessoas de sorriso largo e de bom coração.

                         É o nosso Brasil brasileiro nas páginas do tempo.