(por: José Rodolpho Assenço)

                         O Forte de São Mateus do Cabo Frio (ou Matheus) tem grande destaque pela sua posição, proporcionando uma bela vista da Praia das Dunas e da cidade, como também por sua história, por se destacar como uma das primeiras fortificações.

forte são mateus

forte são mateus

                        Pequenino e extremamente interessante, o Forte de São Mateus é parte importante do cotidiano e de quem visita à bela Cabo Frio. Tive a oportunidade de subir nesse forte por algumas vezes, porém, nesta última, aproveitei para tirar algumas fotos.

vista_do_forte

vista_do_forte

                        Vigiando a Praia, a Orla e a entrada do Canal de Itajuru, acesso a Lagoa de Araruama, o Forte foi construído em posição estratégica sobre uma ilhota em rochedo, chamada cavaleiro da barra.

canal_de_itajuru

canal_de_itajuru

                        Conta a história da cidade que houve inicialmente um forte com o nome de Forte de Santo Inácio de Cabo Frio, que se localizava em uma ilha já dentro do Canal e em frente ao pequeno porto da época, construído por volta de 1614, no antigo Arraial de Santa Helena de Cabo Frio.   Porém, por ordem do capitão-mor da Capitania do Rio de Janeiro, em 1616, por considerar estar em localização não adequada, foi determinada a mudança da entrada do canal da cidade e do porto para a ilhota, e é assim até hoje. Essa obra provavelmente foi concluída em 1620. Mas, nos mapas antigos, ainda se observa a existência de ambos.

                        Construído com pedra cal e óleo de baleia, possui formato poligonal, com uma guarita defronte ao mar, contando ainda com quartel e depósitos. Possuía a época sete peças de canhões.

alojamentos_do_forte_são_mateus

alojamentos_do_forte_são_mateus

                        O Viajante Auguste de Saint-Hilaire descreve o forte como uma mesquinha casa com o nome de forte, isso devido a suas proporções minúsculas.

patio_interno

patio_interno

                        Mas o Forte de São Mateus de Cabo Frio vem resistindo ao tempo e, de seu projeto original, pouco se acrescentou. Todavia muito bem serviu de proteção a essa costa por anos, sem contar que, a partir de 1900, suas instalações serviram para abrigar doentes de epidemias que aconteciam com frequência àquela época.

forte_são_matheus

forte_são_matheus

                        A Ilha do Forte conta hoje com uma ponte em concreto para seu acesso, e a subida na pedra até a sede não é muito íngreme. Assim, acompanhado de minha namorada, seguimos sem muitas dificuldades para lá, ultrapassando o pequenino canal que o separa do continente.                      Chegando à fortificação, aproveitamos um pouco do belo visual que a ilhota e o Forte proporcionam de toda Orla da cidade de Cabo Frio, com destaque para a praia, famosa pela areia fina e muito branca que, devido o  vento constante da região, formam-se dunas que se movem semanalmente.

praia_defronte_ao_fortevista_da_passagem

                        Aproveitei para fazer também algumas fotos do Canal de Itajuru, da Barra do Canal, onde alguns pesqueiros se aproximavam retornando ao porto.

entrada_do_canal

entrada_do_canal