(por: José Rodolpho Assenço)

                        São José da Coroa Grande é uma bela cidade situada no sul de Pernambuco. Conta com inúmeras praias e piscinas naturais em toda extensão do município. Devido à beleza de seu mar e ao setor hoteleiro em expansão, é, hoje, destino certo de turistas de toda as partes do país.

                        Em minha última visita, entrei nessa cidade com o intuito de fazer alguns registros fotográficos, bem como ver de perto a Matriz de São José. Segui pela avenida principal até bem próximo da orla, onde encontra-se também a praça da Igreja e alguns restaurantes. Estacionei o carro e peguei logo minha máquina fotográfica.

avenida_principal_de_são_jose_da_coroa_grande igreja_e_a_praça

                        São José, que pertencia inicialmente a Barreiros, teve seu início de ocupação em 1853, atraindo, àquela época, diversas pessoas devido a pesca abundante. Teve como ponto inicial de colonização a Matriz de São José, padroeiro dos pescadores. Inicialmente, tinha o nome de Puiraçu, que significa, na linguagem dos índios caetés, Coroa Grande,  por ser a localidade margeada com imensas coroas de coral que, na maré baixa, emergem, acompanhadas de alguns bancos de areia.

                        Ainda longe da cidade — mesmo em Alagoas ou vindo de Tamandaré, Pernambuco — pode-se, da estrada, avistar São José, isso devido a seu único edifício de muitos andares que sinaliza de longe a quem viaja por essa litorânea.

são_josé_da_coroa_grande vista_do_edificio_de_são_jose_da_coroa_grande

                        Fiz muitos registros: da avenida principal, da bela Igreja de São José, Matriz da cidade, e de outras belas passagens. Com relação a essa igreja, tirei também algumas fotos da sua nave e da decoração.  

igreja_de_são_josé nave_da_igreja_de_são_jose

                        É importante registrar que, normalmente, em cidades típicas de colonização advindas da pesca, não se observa grandes altares nem muita decoração nos monumentos, devido à baixa condição financeira de seus antigos habitantes. Mesmo assim, no referido caso, a construção conta com uma torre bonita e imponente e tem um semblante de grande harmonia com a praça e com toda a composição.

lateral_da_igreja detalhes_da_igreja_de_são_josé

                        Contente com as imagens captadas, segui para a orla, deparando-me com a praia logo à frente. Observei vários restaurantes que se prolongavam até a beira da areia, justamente onde finaliza o calçadão.

calçadão_em_são_josé_da_coroa_grande praia_de_sao_josé_da_coroa_grande

                        Finalmente, importante registrar, que São José da Coroa Grande tem uma economia crescente, apoiada pelo turismo e pela produção de batata-doce e banana; conta hoje também a localidade com alguns grandes supermercados tornando-a um entreposto comercial das cidades que a cercam.