(por: José Rodolpho Assenço)

                         Porto de Pedras é um belo município de pouco mais de dez mil habitantes situado no litoral norte de Alagoas, que guarda consigo uma historia farta e grande beleza natural.

                        Saímos bem cedo para atravessar de Japaratinga a Porto de Pedras o canal do lagamar de Rateia, do qual, utiliza-se de balsas para tal finalidade.  Buscamos esse horário ciente de que o serviço de balsa não seguia constante, e que costuma acontecer uma grande fila de veículos a esperar mais de uma hora para a travessia.

balsa

                        E assim aconteceu, logo do lado de Japaratinga no porto de balsas já estava formada a fila e permanecemos por quase uma hora para conseguir embarcar, porem toda a região é muito bonita e aproveitei desse momento para tirar algumas fotos tanto do lagamar como da cidade de Porto de Pedras.

lagamar_de_rateia entardecer_no_lagamar

                        Assim que desembarcamos seguimos nosso passeio rumo ao sul como havia planejado, porem almejava voltar ainda de tarde para almoçar e desfrutar de uma ultima praia nessa bela cidade.  Aproveitamos para tirar algumas fotos na passagem, da Igreja de São Gonçalo e da cidade que com suas ruas estreitas e diversos casarões criam um cenário peculiar.

igreja_de_são_gonçalo porto_de_pedras

                        A historia da cidade inicia com uma missão Franciscana chamada Alagoas Boreal que se destinou a catequese dos índios Potiguares.   Posteriormente esse povoado que defendia a entrada do rio para Porto Calvo foi atacada e invadida pelas forças neerlandesas com o apoio de Calabar em 1633.  

                     Pequena fortificação luso-portuguesa foi construída no local porem, houve ainda diversos conflitos, e enfrentamentos contra os invasores.

vista_de_porto_de_pedras praia_de_porto_de_pedras

                        No retorno de nossa incursão ao sul paramos novamente em Porto de Pedras para almoçar no restaurante Peixarão , nome engraçado e sugestivo desse agradável restaurante as margens da praia de Porto de Pedra.  Destaque para os frutos do mar e a comida caseira nordestina.

peixarão casarão_em_porto_de_pedras

                        Alem da praia urbana, importante citar a Praia de Patacho e do povoado de Tatuamunha já registrada nesse site.

praia

                        Para sair, no retorno à Japaratinga a fila de veículos na balsa estava insuportável e decidimos voltar por uma estrada que sai em Porto Calvo sendo, que desta, passamos por uns seis quilômetros de terra ate o centro da cidade, prosseguindo depois pelo asfalto até nosso destino.