(por: José Rodolpho Assenço)

                        No período de estiagem é possível desfrutar de uma beleza interiorana, a Praia do Rio Manoel Alves no Estado do Tocantins.  Localizado no sudeste do Estado, e afluente do rio Tocantins, o Manoel Alves, ou Manoel Alves pequeno, corta desde a divisa com Goiás até sua foz no principal rio do Estado.

praia_de_rio

                        O referido rio, banha diversas cidades e atravessa o Estado em uma diagonal até sua foz.   Próximo a Natividade e Porto Nacional, tivemos a grata oportunidade de desfrutar de suas águas cristalinas. 

rio_manoe_alves

                        Isso aconteceu no inicio de julho quando em visita a Natividade,  no intuito de conhecer e descobrir mais sobre a historia de Goiás e da antiga Comarca do Norte da província de mesmo nome. A época uma divisão embrionária do que um dia viria a ser esse imenso e ainda pouco habitado estado.

                        Logo cedo, eu e o fotografo Cleber Medeiros partimos rumo sudoeste de Natividade pela TO 280 que mais adiante alcança a Belém-Brasília, a pouco mais de quinze quilômetros, próximo a uma grande ponte descemos em estrada de terra que liga a um descampado, já próximo ao rio, após estacionar e pegar os equipamentos necessários e seguimos em um breve barranco de onde, já avistávamos o rio a nossa frente, espraiado e empedrado observando-se naquele momento algumas lagoas e pequenas praias.

praia praia2

                        Chegando ao local tivemos a surpresa de encontrar uma grande barraca de praia, que é montada sazonalmente nesse período para atender aos banhistas.  Pude verificar que o cardápio era variado tanto no tocante a tira gostos e bebidas.

barraca_de_praia vista_da_praia_do_manoel_alves

                        O calor era intenso, porem, no período em que estivemos nesse singelo paraíso, não observamos nenhuma infestação ou ataque de mosquitos de qualquer natureza, rapidamente nos protegemos com protetor solar, e não usamos repelentes. 

praia_do_manoel_alves

                     Provavelmente devido ao calor nossas companheiras começaram a passar mal por pressão baixa, ou simplesmente pelo incomodo que a temperatura causava.

                        Com a ponte ao fundo e com algumas pedras e praias seqüenciadas o Rio Manoel Alves nesse trecho destaca-se pelas águas cristalinas, algumas crianças brincavam em seu leito, ou dentro da água.  Porem todos os afluentes bem como o Tocantins, são habitados pelas terríveis arraias da qual sua ferroada provoca dores insuportáveis e dependendo da idade e condições físicas, podem levar até a morte.

banhistas lago_na_praia

                        A Arraia ataca em sua própria defesa, pois, quando pisada por descuido, lança o ferrão impulsionado pela sua calda no intuito de se livrar de quem a prende.  Sendo assim busquei uma vara e orientei a todos que fizéssemos uma varredura em determinada área e assim, aproveitar de maneira despreocupada de nosso refrescante banho de rio.

manoel_alves

                        Utilizamos também da barraca de praia que nos atendeu prontamente.