(por: José Rodolpho Assenço)

                         A belíssima Ilha de Santa Rita encontra-se a pouco mais de dez quilômetros do centro de Maceió, ao sul, bastando apenas atravessar a Ponte Edivaldo Suruagi para se chegar a essa maravilha.

                        Trata-se, na verdade, de um complexo estuário lagunar, provavelmente o mais importante do Brasil, dividido pelas lagoas de Mundaú e de Manguaba, com diversas ilhas canais e muitas atrações. É, reconhecidamente, a maior ilha lacustre do país, com um total de 1.260 hectares, abrigando diversos povoados, como Siriba, Santa Rita, Barra Nova e outros.

canal canal_de_mangaba

                        O local é hoje uma APA — Área de Preservação Ambiental, tendo em vista a sua diversidade de fauna e flora, porém, não vem sendo efetivamente tratado da forma como deveria. A construção de mansões, casas em suas margens, a pesca predatória e o aterro dos manguezais são os principais riscos desse ecossistema.

casas_em_mangaba casa_em_mundaú

                        Há diversos restaurantes e bares em seus canais, tornando-os, talvez, uma forma de turismo sustentável da região, pois não ameaçam esse paraíso.

pescador_em_mundaú

                        Em nossa visita, partimos pelo lado sul da ilha, entrando pelo pequeno povoado de Massagueira de Cima, onde, por estreitas ruas,    chegamos a um belíssimo canal com diversos restaurantes as suas margens.  Escolhemos, então, o nosso, que já havia sido previamente indicado por parentes. Sentamo-nos à mesa e escolhemos, para o almoço, uma fritada de camarão, que é um tipo de omelete bem temperado com cebola, pimentão e muito camarão grande. Aproveitamos aquele momento para realizar também algumas fotos do canal de Mangaba.

restaurante_em_mangaba restaurantes_no_canal_de_mangaba

                        No dia seguinte, logo cedo, partimos por uma estrada de terra até um descampado com alguns poucos coqueiros nas margens do canal de Mundaú.

                        Assim que estacionamos nosso veículo, percebemos que saia da outra margem, uma embarcação tocada por uma Rabeta (um tipo de motor de popa, artesanal, que é montado aproveitando motor estacionário, como os utilizados em geradores e moenda de caldo de cana). Decidimos, então, seguir para essa margem, especificamente para o local chamado de Bar do Joel.

bar_do_joel

                        Nesse local, com mesas dentro da água e ao sol, saboreamos uma excelente carne de sol e, em seguida, um vinagrete de polvo.

lancha_em_mundaú mangaba

                        Algumas poucas lanchas de passeio e inúmeros pescadores tomavam o visual em determinados momentos.