(por: José Rodolpho Assenço)

                          A Praia do Gunga, local de grande beleza e destino de muitos turistas, no município Alagoano de Barra de São Miguel, situa-se a menos de 40 quilômetros de Maceió. Possui areias claras e macias; o mar é quente e verde-claro e, quando se fala em litoral sul, é referência como passeio.

                        A praia fica no lado oposto de Barra de São Miguel, após o grande canal que liga a Lagoa do Roteiro ao mar, local onde se observa, além de algumas pequenas ilhas quando da maré baixa, muitas penínsulas, na sua maioria, formando uma ponta de encontro ao mar. Gunga conta com boa infraestrutura de bares, restaurantes, artesanatos, bem como motos e quadriciclos para aluguel. Estes últimos levam os turistas ao local mais bonito do passeio.

falesia

praia_do_gunga

                        Seguindo poucos quilômetros ao sul de Gunga, de moto ou quadriciclos, encontra-se um grande conjunto de falésias que se estendem alguns quilômetros. Foram esculpidas pela erosão, trabalho do mar, da chuva e dos fortes ventos do nordeste. Essas falésias apresentam cores e tons muito variados, resultado da combinação de diversas areias, barro e componentes do solo, montando uma composição única capaz de deslumbrar todos os visitantes.

falesia_da_praia_do_gunga tonalidades_diferentes

                        Em alguns pontos, a erosão provocou pequenos cânions e galerias das quais podemos acessar com os referidos veículos.

cannionscores_da_falesia

                        O local mais indicado para o descanso, e uma boa foto também, é logo em frente, onde há um singelo riacho descendo da falésia e tentando vencer a barreira de areia da praia para se encontrar com o mar, formando um belo e pequeno lago que, além de uma bela imagem devido à composição deste com as falésias, é local ideal para um mergulho em água doce.

riacho lagoa_e_falesia

                        Para se chegar ao Gunga, saindo no sentido sul de Maceió, é necessário seguir a AL 101 até Barra de São Miguel, onde o visitante terá duas opções: atravessar o canal da Lagoa do Roteiro de lancha ou então seguir pela Rodovia e passar pela imponente ponte que atravessa à Lagoa até a fazenda de cocos, onde esta localizada a praia.