(por: José Rodolpho Assenço)
Igaçaba de origem Tupi-guarani, significa local ou urna de barro com as quais os indígenas enterravam seus mortos. Hoje distrito de Pedregulho ao norte do estado de São Paulo esta mergulhada no esquecimento e segue contando os dias em que as autoridades venham a recuperar sua estação e a ferrovia Mogiana.
Inaugurada em 1888 quando da chegada do trem ao Rio Grande, divisa com Minas Gerais. O local marca exatamente inicio de descida para o vale do rio, nesta linha os trens desciam carregados de café.
A estação foi extinta em 1970 e iniciou o esquecimento da bela região, sendo que em 1991 foi novamente recuperada, com reparo nos trilhos e transformou-se em uma linha turística “Estrada de Ferro Vale do Bom Jesus”, porem, em 1994 a estrada novamente foi abandonada pelo desmoronamento de um trecho e não mais reparada.
Hoje a estrada permanece escondida em meio à vegetação e sua estação abandonada.
Igaçaba também é conhecida por ser a terra natal do ex- governador Orestes Quércia e sua família.
No começo desse ano, juntamente com meu filho, Humberto Neiva e família, quando de nossa estada em Rifaina e na Serra da Canastra, decidimos dar um pulo a pequena Igaçaba para conhecer a região que esta próxima a um grande parque estadual.
Logo que saímos de nossa base seguimos por uma estrada onde rapidamente iniciou um grande aclive, uma grande serra de onde se podia avistar o Rio Grande e seus lagos, sempre seguidos de inúmeras plantações de café. Não muito distante da encosta da serra, chegamos a estreita estrada asfaltada que leva até o distrito de Igaçaba.
Em Igaçaba buscamos a praça onde estacionamos e iniciamos uma longa caminhada pela sede do distrito.
Na praça busquei fotografar a Igreja um pequeno coreto, em uma praça com um grande jardim, local onde, diversas crianças brincavam em meio ao gramado e calçadões.
Rapidamente fizemos contato com um desses jovens que de pronto tornou-se nosso guia no pequeno distrito e na companhia dele iniciamos nossa caminhada por diversas ruas e casarões.
Seguimos por outra rua onde encontramos diversos casarios que datam do inicio do século passado, onde imaginamos ser uma das principais do povoamento.
Depois de inúmeras fotos, acompanhados de nosso guia mirim seguimos por uma das ruas que descia para a estação.
A estação consiste de uma pequena praça ao final do declive sem estacionamento com entrada toda em pedra e o prédio da estação construído no final do século XIX.
Após algumas fotos pelo lado da praça seguimos pela lateral onde uma caixa d’agua construída na Inglaterra demonstrava a existência ou a passagem no local de locomotivas a vapor a “maria fumaça” , e, a sua frente duas linhas de trilho uma indo e a outro no sentido oposto.
Assim que atingimos a plataforma de embarque que hoje se encontra abandonada, com seus bancos, placas e portões a única presença no local era um casal de namorados dos quais evitamos incomodar.
Realizamos diversas fotos da plataforma de embarque sendo que, a parte interna da estação encontrava-se fechada, algumas fotos também dos trilhos que ao final levam a estrada ao matagal.
Em uma foto da plataforma consegui ainda capturar a imagem do casal sentado em um dos bancos ao fundo.
Por fim tirei uma foto no ângulo que foi possivel da placa da localidade na estação já corroída pelo tempo.
Na saída da estação os jovens namorados informaram-nos de um projeto de revitalização para a velha estação o qual já estava aprovado para ser executado.
Retornamos a praça ao centro em uma subida bastante cansativa e assim nos despedimos de Igaçaba e de nosso pequeno guia.
Finalizando nossa viagem seguimos para a cidade de Pedregulho sede do município.