(por: José Rodolpho Assenço)
A Lagoa de Santo Antônio é um arraial, que persiste até os dias de hoje, distrito de Paracatu, Minas Gerais a aproximadamente quinze quilômetros no sentido de Unaí, seu acesso é simples, e nenhuma placa registra na rodovia estadual sua existência.
Sua origem remonta o ano de 1737, devido ao crescimento das minas anexas ao Morro do Ouro e recebeu a primeira denominação de Arraial de Pituba.
A localidade cresceu e floresceu no ciclo do ouro chegando a ter algumas igrejas e mais de cem casas com um milhar de habitantes. Comenta-se que foi o mais prospero arraial de toda a região chegando a ter em algum intervalo de tempo importância superior a de Paracatu.
Hoje porém não mais se observa nenhuma importância, nem uma grande população, presumimos que não ultrapasse os mil habitantes, o mesmo quando do ciclo do ouro.
Logo que entramos no arraial procuramos pela Igreja Matriz na extremidade dessa localidade, estacionamos e visitamos o recinto cercado por um muro de alvenaria com uma portaria em madeira que lembra algum cercado de fazenda.
Nessa área a Igreja fica ao fundo ladeada por um cemitério.
A pequena igreja provavelmente não seja a que é citada na historia da localidade, devido as suas proporções e simplicidade, seu tipo de construção apresenta características da segunda metade do século XIX.
No cemitério não observei nenhum registro do período colonial ou imperial o que sugere que tenha existido um outro e que provavelmente não mais exista.
Prosseguimos pela vila em ruas asfaltadas porém com traçados sinuosos e confusos, retratando as vias originais, passamos por alguns casarões e estacionamos em um onde a jovem local informou ser a casa de propriedade do Ex-Prefeito nosso amigo.
Informaram-nos para não perdermos a melhor galinhada de Minas Gerais o que na verdade aconteceu, não tivemos tempo necessário para degustar esse almoço, pois prosseguimos viagem. Estava em companhia do fotografo Cleber Medeiros e fazíamos uma rápida peregrinação pelo sertão mineiro.
Outrossim, era uma tarde de verão, e o sol estava abrasador, tudo isso contribuiu para que não ficássemos para a galinhada.
Visitamos ainda algumas outras ruas e casas coloniais remanescentes desse antigo arraial.