(por: José Rodolpho Assenço)
Em Arraial do Cabo, no Estado do Rio de Janeiro, um bairro residencial chama bastante atenção pelas suas características e localização.
Situado ao largo da cidade, acima de uma colina de onde podemos visualizar o despontar de um cabo em direção ao mar, tendo às suas costas toda a cidade de Arraial e a frente a imensidão do oceano e extensa praia que segue até Saquarema, este é o Pontal do Atalaia.
Arraial do Cabo que já foi distrito sendo atualmente município, é conhecido também pelas construções em estilo diferenciado, de inspiração mediterrânea em suas encostas, que lembram muito as imagens de cidades gregas ou mouras, ao longo do mar mediterrâneo.
O Pontal do Atalaia segue nessa vertente com um toque a mais, pois além do visual, o setor preserva a vegetação típica de locais com pouca chuva e muita pedra, tais como cactos e arbustivas. As ruas não são de asfalto e sim empedradas o que lembra também um parque ecológico.
Além de famoso, o bairro é também considerado o local com o pôr do sol mais bonito do Estado. Com essa fama, muitas pessoas locais e turistas de todas as nacionalidades, visitam-no diariamente ao final da tarde para assistir a esse espetáculo natural. Trata-se de uma verdadeira festa de adoração a beleza que a natureza proporciona com direito a salva de palmas…
Para alguns o Pontal é um local de paquera, enquanto outros simplesmente festejam, entretanto, os mais atentos percebem ali as diferenças de luzes e da coloração de céu, mar e rocha.
Já para aqueles que tem interesse em conseguir captar uma boa imagem, o bairro possibilita um número infinito de possibilidades. A estes eu recomendo visitar o Pontal principalmente no inverno, momento em que a incidência solar é mais suave e um mundo de cores poderá se apresentar. Um ótimo momento para experimentar um back light com efeitos criativos.
Chegando um pouco mais cedo fica mais fácil realizar boas fotos do entardecer, pois a luz de baixa incidência e macia, vai se transformando pouco a pouco em uma luz mais dramática, as cores da vegetação e do mar também vão alterando, porém, para se perceber melhor essas mudanças o ideal é realizar diversas fotos de um mesmo assunto em momentos com iluminação e horários diferentes.
As Cores vão alterando de púrpura, laranja e amarelo – cores primarias – as secundárias, o que proporciona excelentes momentos para quem quer realizar uma boa foto.
A espuma causada pela arrebentação e a maresia ajuda nessas composições, assim como também o reflexo do sol no mar, que tanto pode ser incluído no contexto ou ainda para complementar a iluminação nas rochas e vegetação.
Vamos ao Atalaia?